segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A diferença entre Evangelicos e Católicos!



Cristianismo -Fonte: site vida radical

O Cristianismo que é ensinado na Bíblia é completamente diferente das crenças das outras religiões no mundo pelas seguintes razões:

  • Deus veio a este mundo na pessoa de Jesus Cristo e viveu como homem;

  • Jesus Cristo foi tentado em todas as coisas como nós mas nunca pecou;

  • Ele mostrou-nos como Deus é, ajudando e curando as pessoas, e realizando milagres;

  • Ele, sendo inocente, sacrificou-se a si mesmo para pagar pelos pecados da humanidade;

  • O sangue puro de Jesus Cristo é eficaz para nos perdoar e nos limpar de todo pecado;

  • Uma vez perdoados somos também reconciliados com Deus e podemos conhecê-Lo;

  • Jesus Cristo ressuscitou, foi elevado ao céu e mandou o Espírito Santo para viver em nós, dando-nos um novo espírito, e o poder de viver uma vida que Lhe agrada.


Por que é que o cristianismo é dividido entre Protestantes e Católicos?

Na idade média, a igreja católica, dominada pelo bispo de Roma, tinha tornado-se muito secular e existia muito suborno e prácticas corruptas. A maioria dos padres tinham amantes e as vidas dos monges eram escandalosas. Também a adoração dos santos tornara-se muito importante e a doutrina de confissão ao padre com a penitência resultante foi introduzida.

Quando uma grande quantia de dinheiro para completar a Igreja de S. Pedro em Roma foi necessário, John Tetzel viajou pelo Europa a vender documentos (chamado indulgências), assinados pelo Papa para angariar fundos. A compra destes documentos garantiam perdão dos pecados imediato, sem confissão e arrependimento, não só ao comprador, mas também aos seus amigos e familiares, vivos ou mortos. Tetzel disse ao povo: "Logo que o seu dinheiro chegue no cofre, as almas dos seus amigos subirão do purgatório para o céu."

Martin Lutero, professor de teologia na universidade de Wittenburg, Alemanha, pregou contra Tetzel e a venda dos indulgências, dizendo que não tinham valor. No ano 1517 ele publicou noventa e cinco teses contra as prácticas da Igreja Católica e a partir de então começou o protesto da maior parte de população alemã, chamado a Reforma Protestante.

A Reforma Protestante dividiu a igreja, não só em Alemanha mas também em Franca, Suiça, Holanda, Escócia e Inglaterra. Os protestantes, querendo voltar para a simplicidade da Bíblia e a sua restauração como a autoridade em todos os assuntos de fé e práctica cristã, acabou por livrar muitas igrejas do controle da Papa.

Os princípios da reforma protestante eram os seguintes:

  • A doutrina da salvação só pela fé em Jesus Cristo, e não pelas boas obras. O homem não é justificado por actos religiosos, ou seja, através de sacramentos, missas, peregrinações, ou pagamento de dinheiro, mas através de uma transformação interior.

  • Cristianismo verdadeiro é fundado na Bíblia.

  • Cristianismo verdadeiro deve ser racional e inteligente.

  • Cristianismo verdadeiro deve ser pessoal, que significa que qualquer pessoa pode ir à presença de Deus, através de Jesus Cristo.

  • Um cristão pode confessar os seus pecados directamente a Deus, e receber dEle o perdão, sem ter um padre como mediador.

As Igrejas Protestantes hoje em dia incluem as Luteranas, as Presbiterianas, as Baptistas, as Metodistas, e as Pentecostais. As que se mantêm mais fiéis aos ensinos originais dos Protestantes são normalmente chamadas 'Igrejas Evangélicas'.

Protestantes (Evangélicos) e Católicos –quais são as semelhanças e diferenças?









Protestantes


Católicos

A Santa Trindade consiste em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

A Santa Trindade consiste em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

A regra da fé é a Bíblia, ou seja, ela é a única base de todas as doutrinas e práticas.

A regra da fé é a Bíblia e a tradição.

Somos salvos do inferno só pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo. É uma dádiva de Deus.

Somos salvos do inferno pela graça e pelas boas obras. É necessário fazer algo para ganhar mérito perante a Deus.

Jesus estabeleceu dois sacramentos, o baptismo e a ceia do Senhor.

A Igreja Católica tem sete sacramentos - cinco são indispensáveis para salvação: baptismo, primeira comunhão, o eucaristia, a confissão e a extrema unção.

As doutrinas foram definidas por teólogos que estudaram a Bíblia e concordaram com o ensino dela.

O Papá representa Cristo na terra e é infalível em definir as doutrinas e morais da Igreja.


Oração

Protestantes


Católicos

Os protestantes oram a Deus Pai e a Jesus Cristo, o Seu Filho.

Os católicos invocam a Deus, os santos e a Virgem Maria. Dêem importância a rezar o terço, que consiste numa série de orações feitas a Deus Pai e à Virgem Maria.


A Virgem Maria

Protestantes


Católicos

A Virgem Maria era humana e por isso era pecadora como todos nós.

A Virgem Maria nasceu sem pecado e nunca pecou.

Depois do nascimento de Jesus, a Virgem Maria e seu marido José viveram juntos como casal e tiveram outros filhos.

A Virgem Maria nunca teve relações maritais com José.

A Virgem Maria morreu duma maneira normal.

A Virgem Maria foi elevada directamente para o céu, sem morrer.

Cristo é o único caminho para chegar a Deus, e o único Mediador e Salvador.

Podemos aproximarmo-nos a Deus através da Virgem Maria que roga a Deus por nós.


Pecado

Protestantes


Católicos

Todos nascem com pecado original como resultado do pecado de Adão.

Todos nascem com pecado original como resultado do pecado de Adão. No entanto, Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem pecado.

Deus é santo e odeia todo o pecado, seja qual for a gravidade deste. Se uma pessoa não confessar os pecados a Deus e se não se arrepender destes antes de morrer, vai para o inferno, porque o pecado e a santidade não podem habitar juntos.

Há dois tipos de pecado: pecados mortais (pecados graves) e pecados veniais. Se uma pessoa morrer com um pecado mortal não confessado ela vai para o inferno. Se morrer com pecados veniais, confessados ou não confessados, ela vai para o purgatório, ou seja, nunca vai directamente para o céu.

Devem-se confessar os pecados a Jesus em oração porque Ele é o único mediador. Todos os crentes são sacerdotes no sentido que podem confessar os pecados directamente a Jesus e receber d'Ele o perdão.

Devem-se confessar os pecados ao padre porque ele é o mediador entre o homem e Deus e tem a autoridade para perdoar os pecados.

Se existir verdadeiro arrependimento, Jesus perdoa e limpa a pessoa do pecado.

Na confissão, o padre dá a absolvição dos pecados confessados daquele que deles manifesta arrependimento, e impõe a penitência que acha adequada, conforme a gravidade do pecado. Esta normalmente consiste em rezar (também poderá ser dar esmolas ou fazer boas obras).


Depois de morte

Protestantes


Católicos

A Bíblia nunca fala do purgatório e como consequência os protestantes não crêem nele. A doutrina do purgatório é tirada de certos livros não aceites pela maioria de cristãos como a verdadeira palavra de Deus.

O ensino de Igreja Católica é que depois de morte todos os católicos vão para o purgatório, que é um lugar temporário.

O céu é para aqueles que, antes de morrer, já se arrependeram dos seus pecados e já puseram a sua confiança no Senhor Jesus Cristo para lhes perdoar e os limpar.

Uma pessoa vai directamente para o céu se morrer sem pecados mortais e com graça suficiente para contrabalançar os seus pecados veniais. Na prática é suposto nunca acontecer.

O inferno é para os que nesta vida não se arrependeram do seu pecado e não pediram o perdão e a nova vida que Jesus Cristo oferece. Ninguém pode passar do inferno para os céus.

O inferno é para todos os que morrem em pecado mortal não confessado.


Adoração

Protestantes


Católicos

Os protestantes têm um ou vários cultos semanais para louvar e adorar a Deus. A Ceia do Senhor periodicamente faz parte do culto, em que os membros da igreja participam do pão e do vinho que são símbolos, em lembrança do sacrifício de Jesus pelos pecados de humanidade.

Os católicos devem assistir à missa semanalmente e em todos os dias santos da Igreja. Na missa o corpo e o sangue de Jesus Cristo são oferecidos como sacrifício outra vez a Deus, para a expiação de pecado. Crê-se que Jesus Cristo fica corporalmente presente, através da transformação física do pão e vinho no seu corpo e sangue.

As igrejas locais têm pastores ou anciões, mas todos os membros podem participar nos cultos.

Só o padre pode rezar a missa.

Não é permitido ter imagens de Cristo, da Virgem Maria ou dos santos na igreja, nem em casa.

Deve-se honrar e venerar os santos representados nas imagens, quer na igreja, quer em casa.

O lugar de adoração a Cristo não é importante - pode ser um lar ou salão onde as pessoas para isso se congregam.

Os crentes ganham mérito que fizerem peregrinações para santuários especiais , como por exemplo, Fátima (Portugal) ou Lourdes (França).

O salão onde se realizam os cultos são simples, sem velas, imagens e altares.

As igrejas normalmente têm velas, imagens, e um altar.


Graça

Protestantes


Católicos

Deus tem misericórdia da humanidade e perdoa e transforma a vida de cada pessoa que vem a Ele com humildade e arrependimento.

A graça é merecida através da realização de boas obras e como resultado da obediência às leis da Igreja. É preciso ganhar muita graça para contrabalançar o castigo temporal no purgatório por causa dos pecados veniais (mesmo confessados) cometidos nesta vida.


Batismo

Protestantes



Católicos

Uma pessoa é baptizada depois de se arrepender dos seus pecados, e de começar a ter um relacionamento pessoal com Cristo em que já não vive como antes, mas com Jesus como Senhor da sua vida.

Batismo lava o pecado original e deve ser realizado logo que possível, senão o indivíduo irá directamente para o inferno (menos as crianças que irão para o ‘limbo’, que é um lugar neutro onde não há sofrimento mas também não há a presença de Deus).


Pastores e padres

Protestantes


Católicos

Os pastores podem casar-se.

Os padres não se podem casa



3 comentários:

Cassia Raad disse...

Oi, Grace
Seu blog è otimo, eu estava procurando um resumos das diferenças entre catolicismo e protestantismo, e achei tudo no seu blog. Mas se vc me permite uma sugestao, mude o cor de fundo, o preto dificulta muito a leitura, eu tive que copiar e colar tudo no word pra ler. Parabens pelo seu trabalho. Beijos, Cassia

Cassia Raad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cassia Raad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.